Doutorado em Administração

Nível: Doutorado
Ano de início: 2014
Conceito atual na CAPES: 4
Recomendação: Homologação da 2ª Reunião Extraordinária do CTC-ES, Parecer CNE/CES nº 154/2014. DOU 12/09/2014 , seção 1, pág. 29
Número de créditos para titulação em disciplinas: 42
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 42
Número de créditos para titulação outros: 0
Periodicidade de seleção: Anual

Perfil do profissional a ser formado:

.

Público alvo:

Nível: doutorado Acadêmico
Ano de início: 2014
Conceito atual na CAPES: 4
Recomendação:
N° de créditos para titulação em disciplinas: 42
Periodicidade de seleção: Anual

Público alvo: podem candidatar-se ao Programa de Doutorado em Administração da UFES como aluno regular ou aluno especial os diplomados em cursos de mestrado reconhecidos pela CAPES. No caso de candidatos estrangeiros, estes devem se submeter ao GMAT – Gradual Management Admissions Test, sua pontuação será usada para calcular a nota equivalente proporcional no teste ANPAD nacional em vigor à época da seleção. Tendo o candidato o prazo de 180 dias a partir da matrícula no curso para apresentar sua proficiência em português.

Excepcionalmente, poderão inscrever-se no processo de seleção, de forma condicionada, candidatos que estejam com defesa de dissertação agendada para data anterior à matrícula do curso de doutorado, os quais, em caso de aprovação no processo seletivo, somente poderão efetivar matrícula se provarem, no ato da matrícula, terem obtido o seu grau, mediante apresentação do diploma ou ata de defesa de Tese

Perfil do profissional a ser formado: formar pesquisadores, capacitando-os para desenvolver e disseminar o conhecimento acadêmico na área de Gestão de Organizações, gerando contribuições para a formação e manutenção de redes de pesquisadores nacionais e internacionais, bem como para o campo do conhecimento, a sociedade brasileira e os contextos regional e local. Os egressos do curso deverão ser capazes de desenvolver pesquisas, a partir de suas inserções em redes nacionais e internacionais, por meio de intercâmbios, para gerar conhecimentos teóricos e práticos relacionados com a Gestão de Organizações e atuar no ensino, em nível de graduação e pós-graduação stricto sensu, para disseminar esses conhecimentos.

O currículo do Curso de doutorado em Administração é composto por disciplinas obrigatórias e optativas. O aluno deve cursar o mínimo de 42 (quarenta e dois) créditos, assim distribuídos:

I - Disciplinas Obrigatórias a serem cumpridas nos primeiros dois anos do curso, no total de 08 (oito) disciplinas, sendo 6 (seis) disciplinas com 4 (quatro) créditos e 2 (duas) com 2 (dois) créditos, perfazendo 28 (vinte e oito) créditos, totalizando 420 (quatrocentos e vinte) horas-aula em disciplinas obrigatórias. São disciplinas obrigatórias:
- Metodologia qualitativa aplicada (4 créditos);
- Metodologia quantitativa aplicada (4 créditos);
- Teoria organizacional (4 créditos);
- Metodologia de pesquisa (4 créditos);
- Epistemologia nos Estudos Organizacionais (4 créditos);
- Métodos Quantitativos (4 créditos);
- Seminário Acadêmico para Doutorado (2 créditos);
- Projeto de Qualificação (2 créditos).

II - Atividades obrigatórias:
- Monitoria em Docência I/Estágio Docente I (60 horas);
- Monitoria em Docência II/Estágio docente II (60 horas).

III - Disciplinas optativas, a serem cumpridas nos primeiros dois anos do curso, no mínimo de 8 (oito) créditos, totalizando 120 horas-aula em disciplinas optativas indicadas à respectiva linha de pesquisa do curso. A definição das disciplinas fica a critério do Orientador.

IV - Disciplina Obrigatória seminário de tese com 6 créditos, totalizando 90 horas-aula, a ser cumprida após a integralização das demais disciplinas obrigatórias e da carga horária mínima das disciplinas específico-optativas.

Obs.: no curso de doutorado poderão ser aproveitados até 16 créditos (equivalente a 240 horas carga-horária) válidos que o aluno tenha integralizado em outros cursos reconhecidos pela CAPES em nível de mestrado ou doutorado. O referido aproveitamento deverá ser solicitado na secretaria do doutorado até o fim do primeiro semestre do curso e dependerá da aprovação do colegiado com base em três critérios: carga-horária da disciplina cursada equivalente a, no mínimo, 75% da carga-horária da disciplina ministrada no PPGAdm; conteúdo com equivalência de, no mínimo, 60 % do conteúdo da disciplina ofertada pelo PPGAdm; e prazo de no máximo cinco anos de conclusão da disciplina.

O aluno do curso de Doutorado tem o prazo de até 47 meses, a partir da data da matrícula, para depositar a tese para a defesa.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910