A Estratégia Como Prática Social: um Estudo Sobre a Relação das Representações Sociais dos Gestores no fazer Estratégia em uma Empresa Familiar
Nome: FABIANO EWALD VENTURINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 30/07/2014
Orientador:
Nome | Papel |
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ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ALFREDO RODRIGUES LEITE DA SILVA | Orientador |
ANNOR DA SILVA JUNIOR | Examinador Interno |
CÉSAR AUGUSTO TURETA DE MORAIS | Examinador Interno |
MARCELO DE SOUZA BISPO | Examinador Externo |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o fazer estratégia no seio de uma empresa familiar a partir das práticas sociais que envolvem os seus gestores. As práticas sociais são concebidas como um fenômeno social, o qual nasce e se desenvolve da interação e do relacionamento entre indivíduos em seu grupo social. Este grupo ou mundo social do indivíduo encontra-se em um processo constante de transformações em virtude da infinidade de interconexões sociais ali compartilhadas. Já o fazer estratégia apresenta-se aqui sob a ótica da estratégia como prática social que contempla [...] como os praticantes de estratégia realmente agem e interagem [...] (WHITTINGTON, 1996, p. 731), ou seja, a confluência entre as construções e práticas sociais cotidianas sobre seu fazer estratégia. A contemplação desses constructos teóricos possibilitou a formação de um esquema conceitual que por intermédio de um estudo de caso favoreceu o entendimento de como as práticas sociais dos gestores se relacionam com o seu fazer estratégia na empresa familiar?. Para coleta de dados utilizou-se das técnicas: pesquisa documental, observação não-participante e entrevista semiestruturada (TRIVIÑOS, 1987). Os dados foram tratados através da técnica de Análise de Conteúdo na abordagem temática (BARDIN, 1977). Conclui-se com este estudo que as práticas sociais dos mais variados contextos nos quais os gestores da Empresa X se inserem, como o contexto familiar, interferem e se inter-relacionam diretamente no seu agir cotidiano e consequentemente no seu "fazer estratégia" a frente da empresa familiar, confirmando, estranhando e transformando a construção social dos sujeitos.