Redes sociais na internet: a influência da recomendação online na intenção de consumo
Nome: NELSON SIQUEIRA RANGEL NETTO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/12/2012
Orientador:
Nome | Papel |
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TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDERSON SONCINI PELISSARI | Examinador Interno |
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA | Coorientador |
OTÁVIO HENRIQUE DOS SANTOS FIGUEIREDO | Examinador Externo |
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO | Orientador |
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar se recomendações online postadas na rede social Facebook afetam a intenção de consumo dos usuários desta rede e se nessa relação há mediação da reputação percebida da fonte de informação, do valor percebido e do risco percebido do produto recomendado. Trata-se de uma pesquisa quantitativa que busca explorar a relação estrutural entre as variáveis por meio de uma Modelagem de Equações Estruturais (SEM Structural Equation Modeling). Para realizar o estudo foram pesquisados os contatos do autor no site de rede social Facebook utilizando a técnica de amostragem Snow Ball. Foi disponibilizado um questionário tipo survey para que as pessoas contatadas pudessem responder e replicar em suas páginas pessoais o link da pesquisa, ampliando a possibilidade de respondentes. A coleta foi realizada no período de 27/09/2012 a 23/10/2012 obtendo um total de 402 respondentes. O estudo apresentou um impacto significativo entre as variáveis recomendação online e intenção de consumo, com mediação parcial das variáveis mediadoras. Entre as mediadoras, a que se apresentou com menos efeito total na relação foi a variável risco percebido do produto recomendado. A variável intenção de consumo apresentou um R² de 47%, o que indica que o modelo contribui significativamente para explicar a influência dos fatores testados na intenção de consumo dos usuários do facebook, possibilitando assim que, organizações invistam cada vez mais no monitoramento desses comportamentos e em ações proativas para fomentar o consumo.