Consumidoras especializadas: trajetórias de consumo e venda de cosméticos

Nome: LUANA PAULA PEIXOTO AGLIO DOS PASSOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/04/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIBEL CARVALHO SUAREZ Examinador Externo
SANDRA REGINA SOARES DA COSTA MARTINS Examinador Interno
SÉRGIO ROBERT DE SANT´ANNA Examinador Externo
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: A pesquisa, iniciada em 2009, caracteriza-se como qualitativa, de viés etinográfico. A partir de observação participante (efetuada em reuniões periódicas de revendedoras de cosméticos da marca Natura ou com a venda de tais produtos), além de dados de entrevistas realizadas com quatro consultoras (como são chamadas as revendedoras) e de outros trabalhos sobre a empresa, alguns "tipos" de consultoras foram identificados, sendo foco da pesquisa uma dessas categorias, chamada de "Consumidora especializada", que, dentre outras carcaterísticas, inicia seu contato com a Natura principalmente pela via do consumo. Nesse sentido, os objetivos da pesquisa consistem em interpretar como essa experiência híbrida de consumo e venda de cosméticos é vivenciada pelas consumidoras especializadas e os possíveis desdobramentos dessas vivências nas suas trajetórias de vida. Tais desdobramentos referem-se a aspectos simbólicos do consumo de cosméticos da Natura, aos momentos significativos nas suas histórias de vida (relacionados às vendas e ao consumo desses produtos), bem como às percepções subjetivas ou representações sobre os vínculos desse tipo de trabalho. As análises tiveram como pressupostos teóricos conceitos da Sociologia e Antropologia Urbanas (Hughes, Dumont, Gilberto Velho e Goffman), Antropologia do Consumo (Mary Douglas, dentre outros), pesquisas sobre a empresa e algumas das transformações contemporâneas no mundo do trabalho. Dentre os resultados obtidos, percebeu-se que o desempenho da consultora está intimamente relacionado com sua experiência enquanto consumidora, na medida em que usar o produto é uma forma de tornar-se uma vitrine da eficácia do mesmo. A imagem de si, enquanto uma "consultora Natura", e os projetos futuros dessas mulheres também são influenciados por momentos significativos em suas trajetórias, pela maior ou menos adesão às ideologias holistas e individualistas contemporâneas, pelos processos de socialização na vida adulta e pelas sociabilidades.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910