MOBILIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS COM JOGO DE ENTRETENIMENTO:
FACTORIO

Nome: MARINA COSTA FOGAÇA

Data de publicação: 27/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADONAI JOSE LACRUZ Orientador

Resumo: A partir do gap existente entre as expectativas e demandas do mercado de trabalho e as
competências dos trabalhadores, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência da
satisfação com a experiência de jogar jogos de entretenimento na autopercepção de
mobilização de competências dos jogadores, utilizando o jogo Factorio. O conceito de
competências parte da noção de Zarifian . A metodologia empregada inclui a aplicação de um
questionário aos jogadores de Factorio, explorando a teoria do ciclo experiencial de Kolb
como lente analítica. Os resultados indicam que a satisfação com a experiência de jogar
Factorio tem um impacto positivo na mobilização de competências dos jogadores, sendo o
prazer de jogar e a liberdade criativa fatores relevantes para essa satisfação. O trabalho
evidencia a mobilização de competências relacionadas à criação, reflexão, articulação
estratégica e ampliação da visão. Contudo, a pesquisa também ressalta que a definição de
"jogos" e "jogos sérios" é difusa, e questiona a diferença fundamental entre ambos, sugerindo
que a satisfação em jogos de entretenimento pode ter aplicação na aprendizagem. As
limitações incluem o perfil da amostra (com representatividade maior nas Américas e Europa)
e a subjetividade na mensuração da mobilização de competências. O estudo contribui para o
campo ao propor um modelo de mensuração pautado em Zarifian, operacionalizar a noção de
competências e criar questionários validados. Em conclusão, o trabalho demonstra que a
satisfação com a experiência de jogar jogos de entretenimento, como Factorio, influencia
positivamente a percepção de mobilização de competências dos jogadores. Apesar das
limitações, o estudo contribui com novos insights para o campo de estudos de competências e
aprendizagem através de jogos, abrindo caminhos para análises mais aprofundadas sobre
comunidades de jogadores e impacto em não jogadores.

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