O PAPEL DA PERCEPÇÃO DE VALOR E DA PERCEPÇÃO DE RISCO À SAÚDE
NO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE RESTAURANTES

Nome: CELIO ROBERTO DE OLIVEIRA FILHO

Data de publicação: 03/10/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARCELO MOLL BRANDAO Orientador

Resumo: O presente estudo examinou o papel mediador da percepção de valor do restaurante,
na relação entre a qualidade do alimento, do ambiente e do serviço e seus impactos
no boca a boca positivo, na disposição de pagar e na intenção de revisitar. As
qualidades do restaurante, como a qualidade do alimento, do ambiente e do serviço,
desempenham um papel fundamental nas métricas do estabelecimento. Elas afetam
diretamente a satisfação dos clientes, sua intenção de revisitar o restaurante, a
propensão a fazer propaganda positiva e sua disposição para pagar mais pelos
produtos e serviços oferecidos. Ainda, foi examinado o efeito da percepção de risco à
saúde como moderadora na relação entre a qualidade do ambiente e a percepção de
valor. A relação entre a percepção de risco à saúde e o ambiente do restaurante é
crucial no contexto pós-pandemia. Os consumidores estão cada vez mais
preocupados com medidas de higiene, distanciamento social e segurança nos
estabelecimentos. A percepção de risco à saúde pode influenciar a forma como os
clientes avaliam a qualidade do ambiente do restaurante, bem como sua disposição
em frequentá-lo. Para esse fim, foi conduzida uma pesquisa utilizando um questionário
online e autoaplicável com participantes, incluindo discentes, docentes e servidores
de uma universidade federal. O modelo teórico foi testado utilizando modelagem de
equações estruturais (MEE). Os testes foram realizados através do software
SmartPLS 4.0. Verificou-se que a relação entre a qualidade do serviço e as variáveis
dependentes são totalmente mediadas pela percepção de valor. Já em relação a
qualidade do alimento a mediação total só ocorre com a disposição para pagar, sendo
as demais uma mediação parcial. A qualidade do ambiente não se relaciona com as
variáveis dependentes até que a moderadora “Percepção de risco à saúde” seja
adicionada ao modelo. Este estudo contribui para o entendimento das preferências
dos consumidores, medos e expectativas. Sua contribuição teórica reside na proposta
de mediação da percepção de valor e na moderação da percepção de risco à saúde
e da localização.

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