AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA RELATIVA DAS ESCOLAS ESTADUAIS CAPIXABAS DE TEMPO INTEGRAL E TEMPO REGULAR

Nome: KATIA CESCONETO DE PAULA

Data de publicação: 21/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO DE ALMEIDA VILELA Orientador

Resumo: A oferta de ensino em tempo integral na rede estadual capixaba teve início em 2015
com foco no ensino médio. Além da extensão da carga horária para os estudantes, as
Escolas de Tempo Integral (ETI) contam com a oferta de ensino por meio de
componentes integradores, docentes em dedicação exclusiva, além da premissa de
participação dos estudos na gestão escolar. Nesse contexto, essa pesquisa tem como
objetivo analisar a diferença da eficiência, em termos de aprendizagem do ensino
médio avaliado pelo Paebes, entre as ETI e as escolas regulares em 2019 no estado
do Espírito Santo, utilizando-se a escola como a unidade de análise. Foram analisadas
117 escolas estaduais, das quais 30 são de tempo integral e 87 são escolas de tempo
regular. A pesquisa é identificada como descritiva, explicativa, quantitativa e com uso
de dados secundários. Para a estimativa da eficiência relativa das unidades escolares
foi utilizado o método não paramétrico da análise envoltória de dados, mais
especificamente o modelo DEA-BCC com análise orientada a produtos. As variáveis
de insumo consideradas foram: quantidades de salas, docentes efetivos e
temporários, bem como a avaliação do bom relacionamento. Já os produtos avaliados
foram a proficiência em língua portuguesa e matemática. Os resultados mostram que
somente 21 escolas estaduais são eficientes, sendo 7 ETI e 14 escolas regulares. Das
escolas eficientes somente 17 foram apontadas como benchmark. Conclui-se que a
média da eficiência técnica das escolas de tempo regular foi de 0,931, sendo que a
maior média está nas ETI com 0,938.

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