TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SETOR PÚBLICO: UM ESTUDO
SOBRE A RESISTÊNCIA AO SISTEMA DE PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE CONTRATAÇÕES

Nome: ELIVALDO FILHO GODINHO CAVALCANTE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 17/10/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO DE ALMEIDA VILELA Orientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO DE ALMEIDA VILELA Orientador
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Examinador Interno
KENYTH ALVES DE FREITAS Coorientador
TERESA CRISTINA JANES CARNEIRO Orientador

Resumo: O uso da tecnologia tem provocado uma revolução nas organizações públicas nas últimas
décadas e exigido uma mudança de mentalidade em relação à maneira como os serviços são
prestados. Essa exigência tem levado o setor público a conduzir iniciativas de transformação
digital que, ao explorarem as novas tecnologias digitais, podem trazer benefícios para suas
operações, envolvendo serviços e processos, estruturas organizacionais e novos conceitos de
gestão. Na condução dessas iniciativas, as instituições públicas têm enfrentado dificuldades na
implementação de programas ou projetos, dentre as quais se destaca a resistência de usuários
de novos sistemas que demandam outras maneiras de execução das atividades. A ausência de
conhecimento e compreensão das fontes de resistência pode comprometer o sucesso das
iniciativas e até mesmo inviabilizá-las, o que sugere a importância do papel da resistência nos
desenvolvimentos digitais locais. O objetivo central deste estudo é investigar as fontes de
resistência do usuário e inferir como elas poderiam dificultar a implementação de sistemas de
informação no contexto da transformação digital em organizações do setor público. Este estudo
de caráter exploratório traz contribuições de natureza substantiva, na medida em que o exame
das fontes de resistência no contexto da transformação digital em organizações públicas, a partir
das dimensões teóricas relacionadas a “Fatores pessoais”, “Design do sistema” e “Interação”,
pode servir de suporte a propostas de abordagens que possam reduzir a resistência de usuários
de sistemas de informação. As conclusões da pesquisa revelam que, mesmo um sistema de
informação avaliado como inteligente, intuitivo e interativo, está sujeito à resistência do
usuário, e que a resistência dos usuários a sistemas de informação decorre predominantemente
de fatores internos (fatores pessoais) e muito timidamente de fatores externos (design do
sistema), reforçando a ideia de que a transformação digital está mais relacionada à mudança de
mentalidade estratégica do que a fatores relativos estritamente à tecnologia e indicando que a
simples introdução ou melhoria de tecnologia não significa necessariamente transformar
digitalmente as organizações. Por fim, foram apresentadas implicações acadêmicas e gerenciais
relacionadas à gestão pública, as limitações da pesquisa e as recomendações para estudos
futuros.

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