AS PRÁTICAS E MECANISMOS PARA O AUMENTO DA RESILIÊNCIA NA CADEIA DE SUPRIMENTOS – A CONSTRUÇÃO E A EFETIVIDADE DO FEIXE DE RESILIÊNCIA ORGANIZACIONAL

Nome: ADELSON PEREIRA DO NASCIMENTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 10/05/2019
Orientador:

Nomeordem crescente Papel
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Orientador

Banca:

Nomeordem crescente Papel
MARCOS PAULO VALADARES DE OLIVEIRA Orientador
MARCOS ANDRÉ MENDES PRIMO Examinador Externo
MARCELO BRONZO LADEIRA Examinador Externo
HÉLIO ZANQUETTO FILHO Examinador Interno
GIOVANI FREIRE AZEREDO Examinador Externo

Páginas

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a dinâmica da resiliência da cadeia de suprimentos, partindo da visão dos clientes, buscando elucidar quais e quão efetivos são os mecanismos e práticas utilizadas (intencionalmente ou não) para aumentar a resiliência de seus parceiros e fornecedores críticos e, consequentemente, este estudo se propõe também a avaliar o impacto destes mecanismos em toda sua cadeia de fornecimento. Neste contexto, a resiliência organizacional foi conceituada como uma função da consciência da situação de uma organização, da identificação e gerenciamento de vulnerabilidades-chave e da capacidade de adaptação em um ambiente complexo, dinâmico e interconectado. O presente trabalho pode ser classificado com uma pesquisa teórico-empírica de natureza descritiva/explicativa, na medida em que se busca examinar os mecanismos e as práticas dos compradores que possam aumentar o grau de resiliência de seus fornecedores críticos. O estudo foi realizado em um grupo selecionado intencionalmente de empresas focais que atuam na cadeia de fornecimento da indústria automotiva. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os compradores e os vendedores das empresas selecionadas (informantes-chave). Para codificar as informações obtidas pela observação direta e pelo uso do roteiro de entrevistas, optou-se pela classificação dos dados por meio da análise de conteúdo em três categorias, pré-selecionadas de acordo com o arcabouço teórico do modelo de Resiliência Relativa Global (ROR – relative overall resilience), composto de três fatores (percepção da situação, gestão de vulnerabilidades-chave, e a capacidade de adaptação). Para avaliação dos mecanismos utilizados, foram utilizados elementos da Teoria do Prospecto e da Teoria da Dependência de Recursos em relação à seleção inicial, manutenção e avaliação de fornecedores críticos. Os resultados apontam a existência de um feixe de resiliência que perpassa o relacionamento dos clientes e fornecedores, formado por um conjunto de 11 mecanismos formais e práticas informais que atingem toda a cadeia de fornecimento. Esses mecanismos e práticas são repassados na cadeia de suprimentos de modo expositivo ou impositivo. Esta pesquisa oferece como contribuição, o mapeamento de evidências de que os clientes agem de maneira intencional ou não em relação ao aumento efetivo da resiliência de seus fornecedores e, consequentemente, de toda a sua cadeia de suprimentos.

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