A Constituição dos Saberes nos Cursos de Graduação em Administração nas Universidades Federais dos Estados do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de São Paulo

Nome: ROSIANE DA SILVA VIANA BOLZAN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 09/08/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SUSANE PETINELLI SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
BRUNO FELIX VON BORELL DE ARAUJO Examinador Externo
MÁRCIA PREZOTTI PALASSI Examinador Interno
SUSANE PETINELLI SOUZA Orientador

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a constituição dos saberes na
formação em Administração nos cursos de graduação das universidades
federais do Estado do Espírito Santo, do Estado do Rio de Janeiro e do
Estado de São Paulo. Na tentativa de responder a este objetivo, foi
realizada uma investigação nos perfis do curso e analisados os saberes e
os sujeitos administrador. A abordagem metodológica escolhida para este
estudo foi a da Análise Histórica por meio da técnica de análise
documental. A produção dos dados foi feita mediante a análise de um
conjunto de 08 (oito) projetos pedagógicos. Os dados extraídos foram
contemplam nos seguintes subtópicos: perfil das DCNs, perfil adaptativo,
foco em formar profissionais competentes, metodologias de ensino,
conhecimentos obrigatórios à formação em administração, a questão da
produção de um perfil de administrador e o formalismo no ensino em
administração. A pesquisa proporcionou um entendimento de que os
saberes prescritos em projetos pedagógicos dos cursos de Graduação em
Administração são constituídos com base em um conhecimento inflexível,
que impõem um modo de ser administrador; que o ensino ofertado aos
alunos é incompatível com os diferentes espaços que o administrador pode
ocupar; que os responsáveis pela elaboração dos projetos pedagógicos
são conduzidos acriticamente pelo foco em desenvolver competências,
que os deixam incapazes de perceber que garantir competências
profissionais implica em compreender os condicionantes que formam cada
aluno. Verificou-se também a necessidade de um conhecimento mais
abrangente que possibilite tomada de decisões éticas e responsáveis, já
que os alunos são reféns de um conhecimento restrito, que o impede de
enxergar as influências de suas ações no processo decisório.

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