Observatório de Práticas Participativas: Perspectivas de Mudança Social e Aportes Teóricos-Analíticos

Resumo: O objetivo da proposta apresentada para neste projeto de pesquisa é a manutenção e o desenvolvimento do “Observatório de Práticas Participativas” (OPP). O projeto do OPP tem como propósito principal sistematizar e analisar práticas participativas realizadas no âmbito da gestão pública, da sociedade civil e dos movimentos sociais, para disseminá-las por meio de um observatório dedicado à pesquisa científica e ao incentivo de atividades de extensão.
No período 2015-2017, o OPP cumpriu o propósito de disponibilizar um banco de dados de experiências de participação no site do “Núcleo de Estudos em Participação e Subjetividade” (NEPS) (www.nepsufmg.com.br) para consulta por pesquisadores e gestores públicos, oferecendo subsídios para novas pesquisas e para a disseminação destas práticas. O Banco de Experiências apresentado a seguir é fruto de uma parceria entre o PPG-PSI da UFMG e PPG-ADM da UFES.
Esse banco de dados condensa os resultados do levantamento realizado nos periódicos do Portal CAPES, que abrange o período entre a década de 1980 e maio de 2016, no qual se utilizou as seguintes palavras-chave: cidadania, democracia, participação, participação cidadã, participação comunitária, participação política, participação social. Cada registro procura enfatizar a experiência participativa identificada em artigos publicados por pesquisadores brasileiros, trazendo uma breve descrição desta, além da referência bibliográfica completa e o artigo para download. Este banco de dados tem 233 experiências cadastradas, resultantes da pesquisa, e está disponível nos links abaixo:
https://www.nepsufmg.com.br/observatorio-de-praticas-participat
https://www.nepsufmg.com.br/banco-de-experiencias
Nessa segunda fase, a qual se refere este projeto de pesquisa, além de atualizar e manter esse banco de dados com as experiências, pretendemos aprofundar a atuação do OPP realizando recortes analíticos do material coletado e registrado, bem como elaborações teóricas sobre a temática da participação.

Data de início: 20/04/2018
Prazo (meses): 16

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910