A INTERAÇÃO ENTRE A CULTURA ORGANIZACIONAL, A GESTÃO DA INOVAÇÃO E A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS: Estudo de casos múltiplos

Resumo: O êxito da estratégia empresarial depende não somente de um claro direcionamento estratégico e de um posicionamento externo eficiente, mas também, da cultura organizacional predominante na empresa e da capacidade de gerenciar projetos a partir de uma oportunidade inicial, transformando em vantagem competitiva. Desta maneira, objetiva-se com esta pesquisa descrever e analisar como se dá a interação entre a cultura organizacional, a gestão da inovação e o processo de formulação de estratégias em pequenas empresas industriais. O presente projeto exigirá estudo de casos múltiplos. A coleta de dados será realizada através da pesquisa bibliográfica e entrevista do tipo focada, seguindo-se um roteiro que considerará categorias de análises pré-estabelecidas, podendo-se assumir um caráter aberto-fechado ou se tornar conversacional, mas que seguirá preferencialmente as perguntas estabelecidas no protocolo da pesquisa. Para o tratamento e análise dos dados será feito uso da técnica de triangulação de dados e da análise de conteúdo. Espera-se com a pesquisa explorar o papel da gestão da cultura organizacional, da inovação e da estratégia empresarial na busca de melhores resultados no processo de elaboração de estratégias.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 36

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910