Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências de Agentes Locais de Inovação

Resumo: O crescente discurso da globalização no ambiente acadêmico pode levar pesquisadores a focalizar, prioritariamente, a participação das grandes corporações na economia mundial, ou naquilo que pode ser denominado de “circuito superior” da economia (SANTOS, 2004). Contudo, esse discurso global pode esconder a presença do local, em oposição ao global, na economia dos países. Ortigara (2006) mostra que a geração de empregos nos pequenos negócios representa a maior parte do mercado de trabalho em diversos países. No Brasil, as micro e pequenas representam 99% dos estabelecimentos registrados (SEBRAE, 2014). Nos últimos trinta anos, a promoção dos pequenos negócios passou a fazer parte da agenda pública e privada, principalmente, atrelada à ideia do desenvolvimento local e à retórica da inovação (COLBARI, 2014). Embora seja um conceito polissêmico, a inovação costuma ser compreendida não apenas como mudanças no campo da tecnologia, mas também como alterações incrementais em produtos e processos (VALE et al., 2008). Várias iniciativas de estímulo à inovação têm sido propostas por empresas, universidades e agências governamentais (CASSIOLATO et al., 2005). Entre essas iniciativas, está o programa ALI – Agentes Locais de Inovação, objeto de estudo deste projeto, criado pelo SEBRAE em 2008 e que, no ano seguinte, teve início no Estado do Espírito Santo (COLBARI, 2012). Esses agentes de inovação são selecionados por meio de editais e recebem capacitação para realizarem diagnósticos e orientarem os empresários nos processos de mudança. Essa metodologia parte do pressuposto de que atitudes e motivações para inovar podem ser aprendidas (COLBARI, 2014). A maior parte das pesquisas realizadas nesse programa procura mensurar o grau de inovação das empresas em que esses agentes atuam (NETO; TEIXEIRA, 2014). Pouca atenção tem sido dada à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências dos agentes de inovação. Esse projeto visa a preencher esta lacuna.

Data de início: 01/08/2015
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador RUBENS DE ARAÚJO AMARO
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