Formação gerencial e a coprodução da aprendizagem em prática: uma proposta de diálogo reflexivo
Resumo: Este projeto tem como objetivo central aprofundar a proposta da Aprendizagem em Prática Learning-in-Practise via reflexividade dialógica, por meio de uma abordagem metodológica baseada na coprodução de conhecimento com foco na formação continuada de gestores. Para tanto, investe na perspectiva pela qual, pesquisadores e sujeitos de pesquisa como coautores coproduzem, reflexivamente, processos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, analisam seus impactos. Assim, este projeto avança na trilha dos Estudos Baseados em Prática (EBP) Practice Based Studies (PBS) , enfatizando-se as naturezas dinâmicas das práticas que engendram processos contínuos de aprendizagem reinvenção e mudança que caracterizam a Aprendizagem em Prática. A partir daí, essa articulação teórica é enriquecida por meio da provocação de diálogos reflexivos, ou seja, a efetivação de conversações entre pesquisadores e demais sujeitos de pesquisa, com vistas ao desenvolvimento de uma abordagem metodológica que vem sendo desenvolvida pela pesquisadora Elena Antonacopoulou na Inglaterra, pela qual se tornará possível a concretização de uma reflexão crítica das práticas cotidianas de gestão, vivenciadas no locus da pesquisa. Nesse sentido é que se materializa a proposta de coprodução da pesquisa, em consonância com a ideia de se diminuir as distâncias entre os mundos acadêmico e da realidade do trabalho, e também produzir conhecimento colaborativo. Por intermédio dessa estratégia, torna-se ainda possível a discussão dos impactos das práticas cotidianas no fazer gestão, bem como no fazer da própria pesquisa. Logo, o desenho metodológico adotará duas fases interconectadas, a saber: a elaboração de um texto autoetnográfico e a provocação de práticas dialógicas reflexivas, ambas via observação da participação, com vistas à coprodução de conhecimento. O problema de pesquisa é assim definido: como a coprodução de um processo de aprendizagem em prática, via reflexividade, contribui para a formação gerencial continuada? As articulações empíricas, necessárias para se tratar do problema proposto terão como locus o sistema municipal de ensino público fundamental do município da Serra, Espírito Santo (ES), tendo como base uma escola de ensino de 1° ao 4° anos do ensino fundamental, localizada em um bairro de periferia de classe de renda baixa e altos índices de violência urbana. Os acadêmicos (membros da equipe deste projeto), a diretora, considerada aqui como uma gestora em formação e sua comunidade escolar, serão os sujeitos coprodutores nos primeiros dois anos de pesquisa. No terceiro ano, os demais diretores de unidades escolares da rede municipal serão convidados a incorporar essa coprodução via os diálogos reflexivos. As principais contribuições deste Projeto são: a) o desenvolvimento de uma metodologia para o uso da abordagem da Aprendizagem em Prática via reflexividade dialógica no campo dos Estudos Organizacionais; b) a efetivação de um processo de coprodução de conhecimento com impacto efetivo na gestão da escola a ser estudada; c) multiplicação do conhecimento a ser produzido para os demais diretores da rede municipal de ensino da Serra (ES), como parte integrante de seus processos de formação continuada de gestão escolar; d) a formação de recursos humanos em termos dos alunos de mestrado, doutorado e bolsistas de iniciação científica que serão preparados para atuar na pesquisa e vão amadurecer academicamente, por meio dela.
Data de início: 02/02/2015
Prazo (meses): 12