Formação gerencial e a coprodução da aprendizagem em prática: uma proposta de diálogo reflexivo

Resumo: Este projeto tem como objetivo central aprofundar a proposta da Aprendizagem em Prática – Learning-in-Practise – via reflexividade dialógica, por meio de uma abordagem metodológica baseada na coprodução de conhecimento com foco na formação continuada de gestores. Para tanto, investe na perspectiva pela qual, pesquisadores e sujeitos de pesquisa – como coautores – coproduzem, reflexivamente, processos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, analisam seus impactos. Assim, este projeto avança na trilha dos Estudos Baseados em Prática (EBP) – Practice Based Studies (PBS) –, enfatizando-se as naturezas dinâmicas das práticas que engendram processos contínuos de aprendizagem – reinvenção e mudança – que caracterizam a Aprendizagem em Prática. A partir daí, essa articulação teórica é enriquecida por meio da provocação de diálogos reflexivos, ou seja, a efetivação de conversações entre pesquisadores e demais sujeitos de pesquisa, com vistas ao desenvolvimento de uma abordagem metodológica que vem sendo desenvolvida pela pesquisadora Elena Antonacopoulou na Inglaterra, pela qual se tornará possível a concretização de uma reflexão crítica das práticas cotidianas de gestão, vivenciadas no locus da pesquisa. Nesse sentido é que se materializa a proposta de coprodução da pesquisa, em consonância com a ideia de se diminuir as distâncias entre os mundos acadêmico e da realidade do trabalho, e também produzir conhecimento colaborativo. Por intermédio dessa estratégia, torna-se ainda possível a discussão dos impactos das práticas cotidianas no fazer gestão, bem como no fazer da própria pesquisa. Logo, o desenho metodológico adotará duas fases interconectadas, a saber: a elaboração de um texto autoetnográfico e a provocação de práticas dialógicas reflexivas, ambas via observação da participação, com vistas à coprodução de conhecimento. O problema de pesquisa é assim definido: como a coprodução de um processo de aprendizagem em prática, via reflexividade, contribui para a formação gerencial continuada? As articulações empíricas, necessárias para se tratar do problema proposto terão como locus o sistema municipal de ensino público fundamental do município da Serra, Espírito Santo (ES), tendo como base uma escola de ensino de 1° ao 4° anos do ensino fundamental, localizada em um bairro de periferia de classe de renda baixa e altos índices de violência urbana. Os acadêmicos (membros da equipe deste projeto), a diretora, considerada aqui como uma gestora em formação e sua comunidade escolar, serão os sujeitos coprodutores nos primeiros dois anos de pesquisa. No terceiro ano, os demais diretores de unidades escolares da rede municipal serão convidados a incorporar essa coprodução via os diálogos reflexivos. As principais contribuições deste Projeto são: a) o desenvolvimento de uma metodologia para o uso da abordagem da Aprendizagem em Prática via reflexividade dialógica no campo dos Estudos Organizacionais; b) a efetivação de um processo de coprodução de conhecimento com impacto efetivo na gestão da escola a ser estudada; c) multiplicação do conhecimento a ser produzido para os demais diretores da rede municipal de ensino da Serra (ES), como parte integrante de seus processos de formação continuada de gestão escolar; d) a formação de recursos humanos em termos dos alunos de mestrado, doutorado e bolsistas de iniciação científica que serão preparados para atuar na pesquisa e vão amadurecer academicamente, por meio dela.

Data de início: 02/02/2015
Prazo (meses): 12

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