Estratégias de Marketing Utilizadas por Pequenas e Médias Empresas do Setor Varejista e ou de Serviços na Obtenção de Vantagem Competitiva

Resumo: Este estudo busca identificar e levantar as estratégias de marketing utilizadas por pequenas e médias empresas do setor varejista e ou de serviços, como ferramenta para a consolidação de uma vantagem competitiva. A identificação de estratégias de marketing é de grande importância para as empresas que procuram melhor se posicionar e se diferenciar de seus concorrentes, gerando mais lucro e, também, satisfação aos seus clientes. A pesquisa possui um enfoque descritivo por se tratar de um estudo que busca identificar e analisar uma realidade e o foco essencial reside no desejo de conhecer a comunidade tendo a pretensão de descrever com exatidão os fatos e fenômenos relacionados a esta realidade. Assim, esta pesquisa é um estudo múltiplo de casos e o nível de análise é organizacional. Para efeito de obtenção de dados, optou-se pela amostra não probabilística intencional, constituída de três (03) pequenas e de três (03) médias empresas varejistas ou de serviços da região da Grande Vitória-ES. O estudo será desenvolvido por meio de entrevistas em profundidade. Na entrevista buscar-se-á a opinião dos dirigentes acerca das estratégias de marketing utilizadas pelas empresas. As fontes primárias serão geradas com a finalidade específica de identificar as particularidades das estratégias de marketing utilizadas por estas empresas. Será utilizado um roteiro básico para as entrevistas e quando houver necessidade, serão adicionadas novas perguntas para maiores esclarecimentos buscando clarificar o fenômeno, levando-se em conta as peculiaridades de cada empresa.

Data de início: 23/12/2012
Prazo (meses): 24

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910