As artes do fazer gerencial no cotidiano de organizações de ensino público à luz das contribuições de Michel de Certeau
Resumo: Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo das artes do fazer gerencial em organizações de ensino público escolas de ensino básico e universidades. A idéia é compreender como se re/constróem as artes do fazer gerencial de gestores dessas organizações, no cotidiano da gestão. Para tanto, é sugerida a abordagem de Certeau (2008), a partir de seus conceitos de lugar e espaço, próprio e outro, estratégias e táticas. Como proposta metodológica, optou-se pela pesquisa no/do/com o cotidiano (ALVES; GARCIA, 2002; FERRAÇO, 2007; GARCIA, 2003), também ancorada nos ensinamentos de Certeau (2008). Nela é ressaltado um mergulho no campo estudado para romper com o distanciamento sujeito-objeto na relação de pesquisa, bem como contribuir para um avanço da estratégia etnográfica. Isso significa, não somente uma descrição densa sobre o outro, mas sim a construção de uma narrativa com o outro o sujeito de pesquisa (ALVES, 2002). Como resultado destes estudos, espera-se contribuir para o avanço dos estudos sobre a ação gerencial, aqui assumidas como artes dos fazer na vida cotidiana das organizações de ensino público, ainda pouco explorados nos campos educacional e organizacional (LIMA, 2003).
Data de início: 01/02/2011
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Mestrado | ROBERTA ALVARENGA DE ALMEIDA VARGAS |
Aluno Mestrado | JOCARLA VITTORAZZI LAQUINI CAMPANHA |
Aluno Mestrado | GLENDA MARA ARTHUSO TEIXEIRA |