A Identidade Profissional do Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil no Estado do Espírito Santo - do Projeto de Reforma do Estado à Super Receita.

Nome: AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA NETO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 14/07/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIA DE LOURDES COLBARI Coorientador
GELSON SILVA JUNQUILHO Examinador Interno
MÁRCIA BARROS FERREIRA RODRIGUES Examinador Interno
MÔNICA DE FÁTIMA BIANCO Orientador

Resumo: AUGUSTO OLIVEIRA DA SILVA NETO

A Identidade Profissional do Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil no Estado do Espírito Santo do Projeto de Reforma do Estado à Super-Receita.

RESUMO
As transformações no contexto social e profissional ocorridas no mundo nas últimas décadas do século XX, aliadas ao grande incremento tecnológico, provocaram reações na sociedade brasileira e culminaram com tentativas de modificação da lógica burocrática, a partir das reformas administrativas, que é fortemente arraigada nas instituições do setor público. Estas transformações provocaram alterações na trajetória profissional dos servidores públicos, com reflexos para sua identificação profissional e na forma de execução das tarefas a eles delegadas. A atividade profissional dos servidores da Secretaria da Receita Federal denominados Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil sofreu mutações advindas deste novo contexto, criando uma nova forma de exercício profissional. A identidade profissional dos AFRFB, lotados no estado do Espírito Santo, passa a ser investigada a fim de se caracterizar uma possível identidade própria dos auditores, que fortaleça o seu sentimento de pertencimento a uma carreira típica de Estado, distanciando de uma identidade comum a todos os servidores públicos, ou de sua identidade profissional anterior a entrada na Receita Federal. A análise dos discursos dos auditores fiscais propiciou o conhecimento de parte das aspirações da categoria e as ambigüidades que levam a uma identificação profissional maior com o serviço público do que com a carreira de AFRFB propriamente dita. O trabalho abre novas perspectivas de pesquisa, com a formulação de questões que possibilitem o aprofundamento do estudo da identidade profissional dos AFRFB, bem como das suas implicações nos processos de gestão pública.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910