Barreiras de Carreira, Adaptabilidade e Satisfação: Percepções de Alunos Formandos em Administração em Instituições de Educação Superior.

Nome: MARIANA RAMOS DE MELO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/01/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Examinador Externo
ANNOR DA SILVA JUNIOR Examinador Interno
LÍGIA CAROLINA OLIVEIRA SILVA Examinador Externo
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Orientador

Resumo: As conceituações recentes de carreira direcionam aos indivíduos a responsabilidade de aprimoramento contínuo para o desenvolvimento de suas próprias carreiras. Nesse contexto, aspectos da cognição vêm ganhando espaço crescente em estudos que vinculam processos humanos e organizações. Esta pesquisa objetivou, inicialmente, adaptar o Inventário de Percepção de Barreiras de Carreira (IPBC) para a população brasileira. Objetivou, ainda, analisar como percepções de barreiras de carreira e de adaptabilidade influenciam a empregabilidade e a satisfação na carreira entre formandos em Administração em Instituições de Educação Superior (IES). O estudo foi realizado em uma amostra de 358 estudantes, com média de idade de 26,94 anos (DP = 6,03), sendo 57,8% (N = 207) pertencentes ao sexo feminino. Os resultados indicaram evidências de validade e confiabilidade para a versão reduzida do IPBC na população brasileira. Foi evidenciada, ainda, a complexidade acerca do entendimento do processo individual de percepção de barreiras de carreira, além de reforçarem que características sociodemográficas são indicadores potenciais para a compreensão desse processo. Ademais, verificou-se que o desenvolvimento contínuo de habilidades pelos indivíduos para construir suas carreiras e suas vidas favorece as percepções de empregabilidade e de satisfação com a carreira. Espera-se, com esta pesquisa, contribuir para o desenvolvimento de estratégias que influenciem positivamente aspectos cognitivos dos indivíduos durante a trajetória da educação. Sugestões para futuras pesquisas são discutidas.

Palavras-chave: Desenvolvimento de Carreira. Barreiras de Carreira. Adaptabilidade. Sucesso de Carreira. Educação Superior.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910